Alimentos bons :: Alimentos maus

Wednesday, February 23, 2005

Dores de cabeça

Muitas pessoas que sofrem de dores de cabeça recorrentes verificam que alterações simples da sua dieta resultam em melhoras rápidas e reais. Fazer refeições ligeiras a intervalos regulares, por exemplo, constitui uma boa medida preventiva, pois, como se sabe, saltar refeições provoca uma descida dos niveis de açucar no sangue, que, por sua vez, pode precipitar uma crise de dores de cabeça. Se acorda muitas vezes com dor de cabeça, o baixo nivel de açucar no sangue pode ser o factor responsável: coma qualquer coisa à noite, ao deitar, e de novo de manhã, ao acordar.
A desidratação é outra causa comum de dores de cabeça, sobretudo quando o tempo está quente, ou a seguir à prática de desporto ou ao consumo de alcool em excesso; o simples acto de beber muita água, a fim de substituir os liquidos perdidos, pode ajudar a atenuar este tipo de dores de cabeça. Para não ficar desidratado, beba água aos goles durante o periodo de exercicio.
O excesso de cafeína também pode dar origem a dores de cabeça, porque altera o fornecimento de sangue ao cérebro. A redução da cafeína pode ser útil no caso de dores de cabeça recorrentes, mas não retire a cafeína da dieta de repente, pois isso pode provocar dores de cabeça como sintoma de privação.
Outras causas da dor de cabeça são ressacas, preocupações, postura incorrecta, actividade esgotante, artrite na região cervical, hábito de ranger os dentes ou mordida irregular, conduzir em percursos muito longos, tensão ocular ou uso de óculos inadequados. As flutuações hormonais antes dos períodos menstruais, na gravidez e na menopausa desencadeiam muitas vezes dores de cabeça nas mulheres.
A maioria das dores de cabeça reagem bem ao repouso, ingestão de muitos liquidos e analgésicos, como a aspirina.


Coma

  • Refeições ligeiras e regulares, a fim de evitar níveis baixos de açucar no sangue
  • Óleos vegetais extraidos a frio, abacate, frutos secos e sementes, pela vitamina E

Reduza

  • Cafeína em excesso, presente no café, chá forte e bebidas à base de cola
  • Álcool

Informação retirada de "Alimentos bons, alimentos perigosos", Selecções do Reader's Digest

0 Comments:

Post a Comment

<< Home