Alimentos bons :: Alimentos maus

Wednesday, March 09, 2005

Combater as infecções com IOGURTE

Diz-se que o iogurte, um alimento antigo, possui muitas propriedades curativas e tem enorme poder nutritivo. É uma fonte de nutrientes do leite, como o cálcio, o potássio e a roboflabina. O iogurte é recomendado por muitos médicos ás mulheres após a menopausa, por ser uma rica fonte de cálcio, que cria densidade ossea e ajuda a impedir a osteoporose, a doença que fragiliza os ossos.
Propriedades de combate à infecção
Pesquisas reforçaram a afirmação de que o iogurte é um tratamento eficaz nas infecções vaginais como as aftas. Um grupo de mulheres com uma história de infecção crónica provocada por fungos concordou em comer 225g de iogurte "vivo", contendo cultura de Lactobacillus acidophilos, todos os dias, durante seis meses.
O resultado foi passarem a ter muito menos infecções do que o outro grupo de mulheres que não comeu iogurte.
Outras pesquisas descobriram que o iogurte pode também reforçar o sistema imunitário. As pessoas que comeram dois boiões de 225g de iogurte "vivo" ficaram com níveis muito mais elevados de gama-interferon, uma das substâncis que mais combatem as infecções no organismo. Estudos posteriores, realizados pelo mesmo investigador, revelaram que o consumo de doses regulares de iogurte reduziram em 25% as possibilidades de se apanharem constipações. Julga-se também que o iogurte aumenta a actividade das NK (natural killers), as células que atacam os vírus.
FAÇA O SEU PRÓPRIO IOGURTE
O Iogurte é um alimento barato e muito fácil de fazer. São necessários apenas um tacho, um termómetro, uma tigela, 570ml de leite (magro ou gordo) e uma colher de sopa de iogurtesimples "vivo".
  1. Deite o leite num tacho e deixe ferver. Retire o tacho do lume e deixe arrefecer até 49ºC. Junte 1 colher de sopa de iogurte natural "vivo" e mexa bem.
  2. Deite a mistura numa tigela e cubra com película aderente sem PVC. Também pode guardar a mistura num boião e fechá-lo hermeticamente.
  3. Se utilizar uma tigela, embrulhe-a numa toalha e coloque-a num local quente. Deixe a mistura em repouso até ficar espessa. o que geralmente demora mais de 8 horas. Deve ter o cuidado de não deixar a mistura incubar durante demasiado tempo, pois pode começar a separar-se.
  4. Deite a mistura em boiões e coma imediatamente ou gurde-os no frigorífico. Os iogurtes assim confeccionados aguentam 4 ou 5 dias. Pode resrvar duas colheres de sopa para preparar uma nova dose.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home