Alimentos bons :: Alimentos maus

Wednesday, March 02, 2005

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença bastante comum, verificando-se anualmente cerca de um caso por cada 1000 pessoas. Os sintomas clássicos da doença, para o cujo aparecimento podem contribuir factores hereditários, são alterações na permeabilidade, delírios, alucinações e paranóias.
As pessoas com esta doença psiquiátrica, debilitante, também podem sofrer de distúrbios alimentares e do sono, bem como de depressão profunda.
A esquizofrenia manifesta-se geralmente na adolescência ou início da idade adulta e embora uma medicação correcta seja de importância vital, um cuidado especial com a dieta tabém pode ajudar.
Os esquizofrénicos apresentam muitas vezes níveis baixos de açúcar no sangue, hipoglicémia. Para evitar este problema, a dieta deve conter muita fruta e legumes frescos e incluir os intervalos regulares, com ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono, o tratamento pode exigir suplementos de vitaminas e minerais.
Tem-se verificado que alguns esquizofrénicos tiveram dificuldades de aprendizagem, ou eram hiperactivos na infância, sendo possível que alguns dos seus problemas sejam causados por alergias. É certo que há quem afirme que tanto uma dieta isenta de glúten como uma isenta de leite, contribuem para melhorar os sintomas de alguns doentes crónicos.
No entanto, diminuir o consumo de leite pode reduzir a ingestão de cálcio, pelo que, quando o doente adopta uma dieta sem leite, é importante compensar a falta desse alimento através de muitos outros outros alimentos ricos em cálcio, como legumes verdes escuros, fruta e frutos secos e sardinhas de conserva (com espinhas). Para além disso, deve-se ser reduzida a cafeína (contida no café, chá, bebidas à base de cola e chocolate), que aumenta a eliminação de cálcio através dos rins.
O trigo e outros alimnetos que contém glúten podem ser substituídos por produtos derivados de batata e cereais, como milho e arroz. o consumo do álcool deve ser eliminado, pois muitas vezes pode interagir perigosamente com a medicação.
Os sintomas da esquizofrenia raramente se manifestam de forma permanente, e a maior parte dos doentes passa por períodos de aparente normalidade. Tal facto levou alguns investigadores a suspeitar que os sintomas psiquiátricos poderiam ser produzidos pelo metabolismo anormal de alguns alimentos comuns, o que afectaria a actividade química de todo o organismo, incluindo a do próprio cérebro.
Embora se deva sublinhar o facto de a esquizofrenia não pode ser controlada apenas atrvés da alimentação, uma dieta alimentar saudavél e equilibrada que forneça os nutrientes essenciais e elimine quaisquer alérgenos conhecidos ou possíveis, em combinação com um regime medicamentoso apropriado, pode proporcionar ao doente um auxílio real.
Informação retirada de "Alimentos Bons Alimentos Perigosos"- Selecções do Reader's Digest

5 Comments:

  • At 1:39 PM, Blogger andre said…

    olá Mónica...!
    Parabéns pelo post... esta doença é para mim muito especial, não sei porque, talve porque quando estava na outra faculdade trabalhei com muita gente com esta doença... contudo o teu post deu-me a conhecer uma realidade que me era desconhecida... pois naos abia que a alimentação podia interferir tanto, com esta doença...
    parabens e continua o trabalho esta muito bom

     
  • At 7:58 PM, Blogger Wagner Almeida said…

    Um estudo avaliou os Efeitos da acupuntura auricular em parâmetros de peso corporal em pacientes com esquizofrenia crônica.

    http://auriculoterapiawagner.blogspot.com.br

     
  • At 4:03 AM, Blogger Iluminada said…

    TENHO UM IRMÃO ESQUIZOFRENICO E JÁ PERCEBI QUE QDO ELE COME ALIMENTOS RICOS EM GLUTEN ELE NÃO FICA LEGAL.TIREI TAMBÉM A CAFEÍNA DELE E DOU LEITE DE SOJA, FRUTAS ETC. MAS O QUE MAIS ME ENCOMODA É VER COMO ELE FICA COM O CORPO MTO RÍGIDO COM POUCOS MOVIMENTOS. SEI QUE OS MEDICAMENTOS TRAZ ESSES EFEITOS NEGATIVOS.SERÁ QUE TEM UMA MANEIRA DE EU REVERTER ESSE QUADRO DE ENREGECIMENTO CORPORAL? JÁ QUE ELE TEM 30 DIAS QUE MORA COMIGO POIS MINHA MÃE FALECEU E ELE ERA ACOSTUMADO MAL COM OS ALIMENTOS. ME AJUDE POR FAVOR.

     
  • At 4:05 AM, Blogger Iluminada said…

    TENHO UM IRMÃO ESQUIZOFRENICO E JÁ PERCEBI QUE QDO ELE COME ALIMENTOS RICOS EM GLUTEN ELE NÃO FICA LEGAL.TIREI TAMBÉM A CAFEÍNA DELE E DOU LEITE DE SOJA, FRUTAS ETC. MAS O QUE MAIS ME ENCOMODA É VER COMO ELE FICA COM O CORPO MTO RÍGIDO COM POUCOS MOVIMENTOS. SEI QUE OS MEDICAMENTOS TRAZ ESSES EFEITOS NEGATIVOS.SERÁ QUE TEM UMA MANEIRA DE EU REVERTER ESSE QUADRO DE ENREGECIMENTO CORPORAL? JÁ QUE ELE TEM 30 DIAS QUE MORA COMIGO POIS MINHA MÃE FALECEU E ELE ERA ACOSTUMADO MAL COM OS ALIMENTOS. ME AJUDE POR FAVOR.

     
  • At 5:01 AM, Blogger Rafaelle Miranda said…

    Ola Iluminada, Tbem tenho uma filha com esse mesmo problema,e isso ai a alimentacao interfere muito, principalmente a cafeina, agora vou contar o gluten e o Leite, olha fazer exercicios fisicos e natacao ajuda muito.

     

Post a Comment

<< Home